Blog do relaxamento
 


Respiração e Relaxamento

  1. Relaxamento através de técnicas de respiração

Técnicas de relaxamento como autógeno e muscular progressiva são técnicas que em si já usam exercícios de respiração para relaxar.

A respiração terapêutica tem sua origem na cultura asiática. No mundo Ocidental ela começou já há alguns anos a tornar-se conhecida devido aos seus efeitos benéficos e que podem ser científicamente comprovados. Há várias "escolas" de relaxamento através da respiração e todas ensinam como devemos respirar para que não aconteça dos músculos ficarem tensionados. Um bom exemplo é o fato da respiração, por exemplo, não dever ser forçada, e sim que ela deve fluir. Outro caso é de quando prendê-mo-la ou a comprimimos. Tudo isso causa distúrbios na circulação e também no corpo já que o mesmo passa a não receber ar suficiente para exercer suas funções corretamente.

Todos nós sabemos que toda contração muscular causa também um bloqueio na respiração. Não é à toa que usamos expressões como: "O susto foi tanto que me faltou o ar" ou coisas desse tipo.

Para que um curso de respiração dê resultados é necessário, primeiro de tudo, que o indivíduo aprenda a relaxar o corpo. Não é por acaso que esses cursos venham normalmente acompanhados de técnicas de relaxamento como ioga, meditação, autógeno e etc. A respiração, de fato, é um espelho das nossas emoções: se estamos com medo respiramos rápido, se temos preocupações ou estamos nervosos a respiração é curta, comprimida. Com a ajuda de uma respiração saudável é possível aliviar tensões e melhorar o estado psicológico.

A respiração correta já era usada como terapia na Antiguidade, especialmente, como anteriormente já mencionado, nas culturas asiáticas. Mas não somente nelas, pois na mitologia egípcia havia um Deus, o Deus da Respiração, que fazia a ligação entre seres humanos e dividandes.

Na Antiguidade, em países como China (Tibet), India, Egito e Japão, o ensino da respiração como técnica de relaxamento era permitido somente a alguns eleitos. No Ocidente esta técnica começou a ficar conhecida nos anos 50.  

A respiração como terapia pode ser usada paralelamente à medicina alopática como complemtento para este tratamento. Já cursos para aprender a respirar são considerados medidas preventivas, ou seja, com o objetivo de manter a saúde.

2.O que significa "respiração correta"?

Com relação a escola de respirar há diferentes maneiras de interpretação. Para alguns a respiração não deveria ser feita conscientemente mas sim que cada um deve deixá-la fluir naturalmente já que o consciente "tira" o valor terapêutico. Outros, por sua vez, já são da opinião de que exatamente através da respiração consciente é que é possível chegar a um ritmo saudável da mesma.

Para entendermo melhor o que significa o termo "respiração correta", é necessário saber quais órgãos e músculos entram em "ação" quando respiramos.

Ao processo de respiração pertencem todos os órgãos da respiração superior, ou seja, a boca, o nariz e a garganta, enquanto os do inferior são as traquéias, os brónquios e os pulmões, assim como os músculos. Aqui é importante sitar sobretudo o diafragma e os músculos exterior entre as costelas.

Por hoje é só pessoal! Aguardem, na próxima semana escreverei mais sobre esta técnica. Um bom fim-de-semana para todos vocês ainda!!!



 Escrito por Cecília às 11h35
[] []


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
  Alemanha, Baviera, Großostheim, Mulher, de 36 a 45 anos, Portuguese, German, Saúde e beleza, Livros, História
MSN -


 





 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Terra Brasil



 Dê uma nota para meu blog