Blog do relaxamento
 


Jogos para relaxar

Desta vez eu gostaria de falar sobre alguns jogos que podemos fazer com o parceiro, com os amigos ou sozinho para relaxar. Vocês estão prontos? Então vamos começar!

O primeiro jogo é o da massagem nas costas e chama-se "Previsão do tempo".

Os componentes do grupo formam pares. Um deles senta-se numa cadeira com o rosto na direção do encosto da cadeira de costas para o parceiro(a). O outro, que vai massagear primeiro, ouve as instruções do coordenador do grupo, tais como:

  • Começa a chover ( com a ponta dos dedos, o "massagista" começa a tocar levemente as costas do companheiro);
  • A chuva engrossou! ( aumente o ritmo do toque como se fossem mesmo pingos fortes a cair nas costas do outro);
  • Está caindo granizo ( As batidas nas costas tornam-se mais fortes e rápidas);
  • A chuva diminuiu ( volte a bater de leve nas costas do outro);
  • O sol apareceu! ( movimentos circulares feitos com a palma da mão de modo leve nas costas do outro),
  • O sol esquentou ( aumente a pressão dos movimentos com a palma da mão nas costas do outor)
  • Pôr do sol ( os movimentos circulares vão diminuindo aos poucos até pararem completamente. Deixe as mãos um pouco sobre as costas do outro)

Aqui use sua fantasia! Chuva, sol são só sugestões. Você pode dizer neve, raios, trovões, vento forte e/ou fraco e, de acordo com a metereologia, mudar os movimentos.

Encontre a saída!

Os participantes do grupo ficam em pé bem perto um do outro em círculo. Um, porém, esta com os olhos vendados no meio do círculo. Agora abra um ¨buraco¨ no círculo e, em cima de uma cadeira, coloque um despertador fazendo tic-tac. A pessoa que está de olhos vendados deve, somente com os ouvidos, procurar descobrir onde está a saída do círculo e o despertador. Se depois de 5 minutos ou um pouco mais, ele não tiver conseguido encontrá-la, os outros podem ajudá-lo. Os outros participantes devem durante o jogo permanecerem em silêncio profundo para que o outro possa ouvir o tic-tac do despertador e se orientar por ele.

É um jogo em que se aprende a silenciar e a usar os outros órgãos dos sentidos.

Olhar exato

Os participantes do grupo estão todos à mesa. Sobre a mesa estão espalhados objetos do dia-a-dia como  canetas, frutas, um livro, um copo, lápis de colorir, papéis e outros objetos. Aos poucos o coordenador do grupo vai-se retirando os objetos e só deixa à mesa os lápis e os papéis. Cada participante pega um lápis e um papel e vai pintar qual objeto ele "guardou" melhor na mente. Aqui não é importante que o objeto seja desenhado com perfeição, o importante é que os participantes do jogo consiguam ¨puxar¨ o que viu da memória e o desenhe em suas cores, forma, tamanho e posição em que se encontrava.

O objetivo desse jogo é de melhorar a capacidade de observar os objetos e as coisas ao nosso redor.

O próximo jogo tem como objetivo a descontração.

Histórias com mentiras

O Coordenador do grupo conta uma história recheiada de mentiras. Os outros participantes do grupo têm que tentar descobrir quais partes da história são falsas. Para facilitar o jogo o coordenador pode dizer quantas mentiras a história terá.

Da próxima vez me dedicarei mais a aprofundar a técnica de relaxamento autógena ou de auto-sugestão para crianças e adolescentes. Assim também o farei com o Relaxamento Muscular Progressivo em uma outra oportunidade.

Fiquem todos vocês com Deus e até a próxima vez!

Cecília

 



 Escrito por Cecília às 16h07
[] []


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
  Alemanha, Baviera, Großostheim, Mulher, de 36 a 45 anos, Portuguese, German, Saúde e beleza, Livros, História
MSN -


 





 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Terra Brasil



 Dê uma nota para meu blog