Blog do relaxamento
 


O método Alexander

Esta técnica de relaxar pertence, como a Eutonie, o Zilgrei e a Feldenkrais; ao método de relaxamento onde o corpo é que é trabalhado para se chegar ao relaxamento propriamente dito.

Semelhante a Eutonie, a técnica de Alexander trabalha com movimentos diários como sentar, andar, levantar e etc... Com esta, técnica os movimentos são feitos de uma forma consciente o que ajuda a prevenir ou mesmo melhorar problemas de tensão causados muitas vezes por má postura.

Enquanto o terapeuta trabalha para corrigir problemas de postura, ele está liberando energias bloqueadas que são originárias de uma postura tensa.

Desenvolvimento do Método:

A técnica foi desenvolvida pelo ator Frederick Matthias Alexander (1869-1955) após começar a ter problemas com a voz.

Ao perceber que a causa do problema estava ligada a má postura da cabeça e da nuca, ele conseguiu mudar a situação ao tomar cuidado com a postura. Através da postura corporal expressamos também os nossos sentimentos, nossas sensações. Para Alexander é possível mudar o estado de ânimo através da mudança da postura corporal.

Em 1927 Alexander funda a primeira escola que usa seu método para crianças. Somente em 1930 ele abre as portas para adultos. A técnica espalha-se por países como Inglaterra, Israel e USA, só chegando aos países de língua alemã mais tarde, onde teve uma rápida difusão, sendo usado por vários médicos em pacientes em conjunto com treinadores.

Princípios da técnica de Alexander:

  1. O poder do costume: Má postura e movimentos errados costumeiros devem ser reconhecidos pelo paciente;
  2. Inibição: Devemos conscientemente inibir/frear os movimentos que levam à má postura.
  3. Percepção errada: Aqui devemos prestar bem atenção aos nossos movimentos e postura, pois muitas vezes achamos que estamos fazendo-os de forma correta, aqui ajuda o uso de um espelho. Poste-se diante de um espelho e observe sua postura.
  4. Diretivas: São impulsos que ajudam a "lembrar" ao corpo qual postura é correta.
  5. Non-doing: Significa que a pessoa não deve policiar-se o tempo todo, porém deve deixar que a postura correta seja assimilada naturalmente pelo corpo.
  6. Primary-Control: Aqui Alexander chama a atenção para o reflexo primário na nuca, com o qual pode-se coordenar o corpo todo. A "relação"entre cabeça, pescoço e costas é fundamental para o resto do corpo.
  7. Endgaining: Aqui nao é  importante alcançar resultados rápidos, mas sim concentrar-se na naturalidade dos exercícios e movimentos.
  8. Awarness: Assim Alexander chama a consciência com que se aprende a ouvir o próprio corpo para depois poder alcançar um objetivo.

Na área de saúde preventiva o método de Alexander tem conseguido obter bons resultados em tratamentos de tensões no maxilar, na região ombro e nuca e no trabalho com os músculos das costas. Ele também pode ser usado com muito sucesso na luta contra  dor de cabeça,  dores na coluna, pressão no nervo ciático e hérnia de disco, bem como dores no joelho.



 Escrito por Cecília às 10h17
[] []


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
  Alemanha, Baviera, Großostheim, Mulher, de 36 a 45 anos, Portuguese, German, Saúde e beleza, Livros, História
MSN -


 





 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Terra Brasil



 Dê uma nota para meu blog