Blog do relaxamento
 


Eutonie

 

Eutonia significa o mesmo que "boa ansiedade/tensao". Aqui trata-se de um método de trabalho corporal que nao visa somente a descontracao, porém para ser usado em cada momento de ansiedade e/ou tensao.

O princípio da Eutonia é de que muita ou pouca ansiedade podem também causar problemas, ou seja, demasiada ansiedade causa nervosismo e tensoes, enquanto pouca ou nenhuma ansiedade faz com a pessoa fique pesada, sem vontade pra nada. A Eutonia ajuda a equilibrar o grau entre ansiedade e tédio. O caminho a ser seguido é o da experiência e o do auto-conhecimento corporal.

Os exercícios de Eutonia sao integrados aos do dia-a-dia e, uma vez aprendidos, podem ser usados em qualquer movimento, seja ele tatear, segurar, levantar, empurrar, ir e etc.

  1. Desenvolvimento da Eutonia

Este método de trabalho corporal foi desenvolvido por Gerda Alexander. Ela era educadora especializada em movimentos rítmicos e desenvolveu o seu próprio método para atender às necessidades de cada um dos seus alunos.

Desde 1959 a Eutonia é reconhecida como método de terapia corporal. Gerda Alexander entende seu método como de conhecimento do próprio corpo para a cultura ocidental. O método nao tem parâmetros religiosos nem uma cosmovisao.

Para Gerda Alexander a ânsia de uma pessoa é sempre uma resposta ao seu estado físico e mental. Para os adeptos da Eutonia ansiedade nao está  somente relacionado ao tônus (tensao) da musculatura, mas sim aos dos tendoes, das articulacoes e da pele.

Segundo Gerda Alexander as pessoas nao sabem mais ser espontâneas com o mundo ao seu redor e isso causa efeitos sobre o tônus muscular e, consequentemente sobre o corpo todo. Aí está o objetivo da Eutonia: fazer com as pessoas vivam o SER, agora, no momento presente. Isso, segundo Gerda Alexander, faria com que as tensoes supérfluas fossem eliminadas através de movimentos e postura. Ainda segundo Gerda Alexander, também causas mentais podem influenciar o tônus muscular de forma negativa e aí é que estaria a funcao da Eutonia, desconcentrar as tensoes de ordem muscular e as de ordem nervosa.

2. Objetivos da Eutonie na saúde preventiva

O mais importante na Eutonie é a própria experiência que o indivíduo faz com o que lhe faz bem, encontrando uma maneira de movimentar-se que lhe faz bem e o relaxe.

Entre outros objetivos da Eutonie podemos citar:

  • Elevar o potencial da própria cura
  • Diminuir ou mesmo acabar com dores crônicas através do uso correto da tensao
  • Regular a respiracao, a circulacao e o sistema nervoso
  • Equilibrar a energia vital.

Bom, por hoje vamos ficando por aqui. Da próxima vez, semana que vem nao escreverei nada pois teremos as festas de Natal, falaremos sobre a técnica de Alexander. Até lá desejo a todos os leitores do meu blog um Feliz Natal e um próspero Ano-Novo!

 

 



 Escrito por Cecília às 12h17
[] []


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
  Alemanha, Baviera, Großostheim, Mulher, de 36 a 45 anos, Portuguese, German, Saúde e beleza, Livros, História
MSN -


 





 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Terra Brasil



 Dê uma nota para meu blog