Blog do relaxamento
 


Zilgrei

Zilgrei é um método de tratamento que pode ser efetuado pela pessoa mesmo. Serve para diferentes tipos de problemas, em especial para aqueles causados por má postura e movimentos errados.

O método tem o objetivo de desbloquear tensoes e bloqueios causados por uma má postura, bem como harmonizar a tensao muscular com o objetivo de aliviar possíveis dores.

O que mais chama a atencao no método Zilgrei é o fato dele usar exercícios de respiracao juntamente com postura corporal e movimentos o que massageia os órgaos estimulando-os a trabalharem melhor já que estao relaxados. O relaxamento nao se restrige apenas aos órgaos, mas espalha-se por todo o corpo.

O método surgiu quando a professora de ioga Adriana Zillo, que sofria de fortes dores na coluna, fez um tratamento com o quiroprático Hans Greissing. Por coincidência ela percebeu que quando fazia os exercícios de quiropática combinada com as técnicas de respiracao da ioga as dores sumiam, desde entao os dois resolveram trabalhar juntos desenvolvendo o Zilgrei.

O método Zilgrei pode ser usando tanto como medida de prevencao como na área curativa. O Zilgrei tem os seguintes objetivos:

  • diminuicao dos efeitos do estresse sobre o corpo;
  • Previne as restricoes de mobilidade e enrigecimento de articulacoes;
  • Estimula a autocura;
  • Ajuda a diminuir os efeitos de doencas reumáticas, artrite e artrose, bem como enxaqueca, dor de cabeca, dores na nuca, nas costas e articulacoes e ainda problemas intestinais;
  • Escolariza a pessoa para o auto conhecimento;
  • Evita má postura.

Na verdade a prática do método Zilgrei é fundamentada no autotratamento. O treinador é mais aquele que coordena movimentos e respiracao, dando as devidas orientacoes ao exercitante. O Zilgrei trabalha com movimentos naturais baseados na etapa sagital (como dobrar e estender), na etapa horizontal (virar) e a etapa frontal (curvar-se).

Primeiro de tudo o orientador, juntamente com o cliente, faz alguns testes para saber com quais movimentos aparecem as dores. Encontrado os movimentos que causam desconforto, ou mesmo dores, comeca-se o tratamento, sendo o cliente o "ator principal" na terapia. Os exercícios devem ser repetidos 3 vezes ao dia e cada um deles deve ter uma duracao de no máximo 90 segundos.

Aqui vai um exemplo de um exercício chamado gaivota*.

O exercício seguinte é para problemas no pescoco:

Primeiro de tudo faz-se o teste da etapa sagital, ou seja, curve a cabeca para frente e depois curve-a para trás. Vamos partir do princípio de que as dificuldades aparecem quando você estende a cabeca para trás,ok? Usando o Zilgrei, trabalharemos entao com o curvar para frente, como?

  1. Coloque as maos atrás da cabeca. Respire fundo e devagar, tomando cuidado para que a barriga fique redonda. Fica-se nesta posicao durante 5 segundos sem respirar.
  2. Depois dos 5 segundos sem respirar, solte o ar bem devagar encolhendo a barriga ao expirar e nesse mesmo tempo curve a cabeca para frente, movendo os cotovelos ligeiramente deixando-os "cair" para a frente.
  3. Quando expirar completamente fique durante 5 segundos nesta posicao, sem respirar. Tome cuidado para que as maos nao puxem a cabeca, pois a gravidade cuidará para que a cabeca "caia" até um determinado ponto. Só percoco e cabeca devem curvar-se. Fique nesta posicao durante 4 ciclos da respiracao segundo Zilgrei.
  4. Quando terminar a última respiracao volte para a posicao inicial.
  5. Voltando à posicao normal prenda a respiracao por 5 segundos.

*Quase todos os exercícios do método Zilgrei têm nomes de pássaros.

Bom, na próxima semana falarei sobre a Eutonia.



 Escrito por Mosca às 09h22
[] []


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
  Alemanha, Baviera, Großostheim, Mulher, de 36 a 45 anos, Portuguese, German, Saúde e beleza, Livros, História
MSN -


 





 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Terra Brasil



 Dê uma nota para meu blog