Blog do relaxamento
 


Feldenkrais

Hoje vamos aprender uma  técnica de conhecimento corporal que ainda nao é conhecida no Brasil, o Feldenkrais.

O conhecimento corporal baseado no Feldenkrais é mais um método que trabalha com o corpo através de movimentos conscientes. Esse método de conhecimento corporal e relaxamento foi desenvolvido pelo físico Dr. Moshé Feldenkrais. Após uma lesao no joelho, ele percebeu que seus movimentos estavam bastante limitados e que a medicina tradicional nao poderia fazer mais nada para que ele voltasse a andar normalmente, Feldenkrais passou a observar que quando fazia determinados movimentos as dores apareciam, ele procurou movimentos alternativos que facilitassem os movimentos sem dores. Com suas observacoes ele percebeu que determinados movimentos sao um reflexo do estado de espírito da pessoa, ou seja, medo, alegria, euforia, ansiedade têm reflexos na maneira de um indivíduo se movimentar. Para ele ficou claro que é necessário que as pessoas se desliguem de seus movimentos automatizados bem como de pensamentos e comportamentos inadequados, e que aprenda a criar novos movimentos, que os levem a ser criativos.

Nos cursos de Feldenkrais os participantes devem primeiramente observar os seus próprios movimentos e depois experimentar novos. Quando este reconhece que alguns movimentos podem ser cansativos e que roubam energia, ele pode encontrar novos que sejam leves e fáceis o que poupa energia e, consequentemente, evita tensoes nos músculos e articulacoes.

A certeza de que novos movimentos sao possíveis, aumenta a autoestima e a confianca em si mesmo(a).

Um outro objetivo do método é evitar qualquer forma de tensao. Por isso o método Feldenkrais pode ser aprendido tanto em grupo como individualmente, pois cada participante primeiramente tem que descobrir os movimentos que lhe fazem bem o que elimina qualquer forma de pressao e estresse.Riso

Na prática o método Feldenkrais funciona assim:

  • Os movimentos devem ser feitos devagar e sem cansaco físico;
  • Os movimentos devem ser feitos com prazer. O bem estar físico é muito importante, ou seja, um movimento deve ser evitado quando causa dores, a pessoa nao precisa ir além dos seus limites.
  • Antes de praticar um movimento o participante deve primeiramente imaginá-lo, depois sim, colocá-lo em prática.
  • Entre um exercício e outro o praticante deve sempre fazer pausa, repousar e curtir cada momento, sem pressa.

Bom, eis aí mais uma boa idéia para evitar os efeitos colaterais do estresse. Na próxima semana vamos conhecer o método de autotratamento chamado de Zilgrei, aguardem!!!!



 Escrito por Mosca às 13h42
[] []


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
  Alemanha, Baviera, Großostheim, Mulher, de 36 a 45 anos, Portuguese, German, Saúde e beleza, Livros, História
MSN -


 





 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Terra Brasil



 Dê uma nota para meu blog