Blog do relaxamento
 


Relaxamento Progressivo Muscular

Eis aí uma técnica de relaxamento para os práticos!
O relaxamento progressivo muscular foi desenvolvido pelo médico sueco naturalizado americano Edmund Jacobson, que também foi professor na universidade de Harvard.
Em uma de suas pesquisas o doutor Jacobson constatou que tensoes musculares frequentemente sao causadas por estresse, ansiedade e medo.
Seu método de relaxamento, também conhecido como Relaxamento Progressivo, parte do princípio de que quando os músculos sao propositalmente contraídos por segundos, no momento em que há a descontracao a pessoa também relaxa. Isso nao significa dizer que você deva contrair o corpo todo, nao! Jacobson desenvolveu o seu método na medida seus que pacientes contraíam e descontraíam o parte por parte do corpo, até que fosse a vez de todo o corpo entrar no processo de relaxamento, com a contracao de todos os músculos de uma só vez.
Ao contrário da autosugestao, o relaxamento progressivo muscular nao é mais usado em sua forma original, embora a base do atual programa seja retirada do método desenvolvido por Jacobson.
Jacobson definia relaxamento como sendo a forma física de expressar o contrário de excitacao. Ele percebeu que através de uma curta contracao proposital dos músculos e de uma descontracao abrupta dos mesmos, pode-se chegar a um estado de descontracao tanto física quanto mental.
O objetivo principal dessa técnica é de que o indivíduo aprenda através do nível físico a direcionar melhor suas energias e evitando assim que o estresse assuma o comando sobre a pessoa. Para que esse objetivo seja atingido é necessário que o indivíduo faca os exercícios diariamente, só assim ele pode, em momentos de alto estresse, permanecer com a cabeca fria, pois aprendeu a influenciar positivamente o estresse.


Por mais paradoxo que possa parecer, contrair os músculos ao máximo para descontraí-los abruptamente, Jacobson conseguiu provar que seu método levava os seus praticantes a um relaxamento intenso. O importante, na hora dos exercícios, é que a fase de descontracao muscular seja maior do que o de contracao.
O relaxamento muscular tem os seguintes efeitos:
. O sistema nervoso central acalma-se;
. Os batimentos cardíacos baixam;
. A pressao arterial baixa;
. Liberacao de energias para curar a si mesmo em caso de doencas psicossomáticas;
. Distúrbios do medo podem ser positivamente influenciados;
. Depressoes podem ser positivamente influenciadas;
. As consequências do estresse diminuem.

Como o método é rápido de ser aprendido e seus efeitos sao praticamente imediatos, desde que o praticante faca os exercícios com frequência pois assim os músculos aprendem a "responder" de maneira rápida e eficiente.
O relaxamento progressivo pode ser feito basicamente em duas posicoes: deitado ou sentado.
Contra-indicacoes:
. disposicao para caibras
. asma
. lesoes no disco vertebral
. infeccoes
. menstruacao forte sangramento

Suas vantagens:

. É fácil de ser aprendido
. Pode ser feito em só, em grupo ou com o parceiro(a)
. Seus efeitos positivos sao logo sentidos
. O relaxamento progressivo é bom para pessoas que têm dificuldades de concentracao e nao estao acostumados a influenciar o corpo positivamente através da mente. Aqui eles descobrem que isso é possível.
. O indivíduo aprende a ser responsável pela sua saúde física e mental
. O indivíduo aprende a relaxar por si próprio, sem ter de recorrer a medicamentos.

Como a autosugestao, assim também o relaxamento progressivo é um ótimo método para prevenir problemas causados pelo estresse e, caso os efeitos do estresse já estejam presentes, ele ajuda a diminuir suas consequências nem sempre boas.
O relaxamento progressivo é recomendado como tratamento paralelo em casos de hiperatividade, problemas de concentracao e aprendizagem, ansiedade, medo, depressao (aqui com acompanhamento profissional) e em doencas de origem psicossomática.


 Escrito por Mosca às 13h28
[] []


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
  Alemanha, Baviera, Großostheim, Mulher, de 36 a 45 anos, Portuguese, German, Saúde e beleza, Livros, História
MSN -


 





 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Terra Brasil



 Dê uma nota para meu blog